Turismo


Turismo


Ubarana, pacata cidade do interior Paulista, composta por quase 6 mil habitantes é um lugar privilegiado por vários aspectos: geográfico, clima, belezas naturais, eventos, e claro, por seu povo alegre e receptivo.

Situada à 500 km da Capital Paulista e próxima de grandes centros Urbanos como, São José do Rio Preto e Lins, a exatos 60 km, Ubarana contempla de uma localização estratégica, o que facilita o acesso até o município, por meio de sua principal via, a BR-153 (Rodovia Transbrasiliana).

Com apenas 26 anos de emancipação político-administrativa, Ubarana vem evoluindo a cada dia em busca de seu desenvolvimento. Sua principal atividade econômica é a agricultura, mas como prova de sua evolução, o turismo vem ganhando espaço e sendo reconhecido como atividade geradora de renda, conquistando a cada ano pequenos e grandes empresários que vem investindo em empreendimentos para atender a demanda turística já existente.

As riquezas naturais de Ubarana, e seu clima quente, chamam a atenção de muitos turistas que buscam o município como destino em finais de semana, feriados e férias. Banhada pelas águas do límpido Rio Tietê e composta por belas paisagens, Ubarana ganha prestígio e reconhecimento. O afluente do Rio Tietê, o Rio Fartura, presenteia a cidade com seu principal atrativo turístico, a Prainha Municipal de Ubarana, como é popularmente conhecido o Centro de Lazer Gentil Moreira. Milhares de pessoas buscam a prainha constantemente para a prática do lazer, pesca, banho, atividades náuticas, camping e descanso.

As festividades do município também são bem reconhecidas e atraem muitas pessoas à Ubarana. Tanto os festejos tradicionais, quanto os culturais são muito populares e toda região se atenta ao calendário de eventos do município. Os principais eventos são: carnaval na prainha; Festa do Padroeiro São Pedro com grandiosos shows, queima de fogos e quermesse tradicional; Concurso Miss e Mister Ubarana; Cavalgada de São Pedro; Encontro de Bandas e Fanfarras; Encontro de Folias de Reis; Festival Gastronômico, de Teatro, de Música, de Dança de Cinema e de Poesia; Festa de Natal e Réveillon; Feira Turística - FECULTUR, entre muitos outros.

O comércio local também vem se desenvolvendo e se estruturando, com horários especiais para atender as necessidades dos turistas que visitam o município. Além disso, compondo seu trade turístico, muitos munícipes vem investindo nos setores de alimentos e bebidas, oferecendo ótimas opções de bares e restaurantes, bem como em meios de hospedagens, com dezenas de casas de veraneio disponíveis para locação, pousadas ou chalés oferecendo ao visitante um serviço de qualidade com ótimo custo benefício.

Cidade pequena e de clima hospitaleiro, Ubarana é sem dúvida, uma sugestão agradável para turistas que apreciam a tranquilidade da uma pequena e tradicional cidade de interior, que sem perder sua identidade e essência, vem se adequando e caminhando em prol do desenvolvimento turístico.



ATRATIVOS TURÍSTICOS DE UBARANA


 

FEIRA NOTURNA DE UBARANA



 A Feira Noturna de Ubarana fora uma ideia idealizada pelo setor de Cultura e Turismo da Cidade, iniciou-se pela vinda de feirantes da região buscando a oportunidade de realizar a venda de seus produtos, e devido a demanda de se colocar a ideia em prática, o setor de cultura e turismo realizou várias reuniões convidando a população local interessada, bem como os feirantes da região que tiveram a iniciativa para organizar as regras para implantação da feira.

Hoje são cerca de 20 feirantes que aproveitam o espaço para venderem seus produtos, e atender toda à população local e visitantes que adoram comprar os produtos que são vendidos na feira.

A diversidade de produtos é imensa: frutas, legumes, pizzas, pastel, souvenirs, doces, roupas, artigos eletrônicos, entre outros. Além de ser uma ótima oportunidade para fazer compras, a feira proporciona aos visitantes e munícipes entretenimento que agrada à todas as idades, como brinquedos, pula-pula, e show ao vivo de música sertaneja.

A Feira Noturna de Ubarana está em funcionamento todas as quartas-feiras, a partir das 17 horas e vai até às 22 horas. A feira é montada na Av. Francisco Pinheiro, de fronte a Praça da Matriz de Ubarana.




                     

                                      Feira Noturna de Ubarana  - Fonte: Arquivo Municipal

 


 

CERVEJARIA ARTESANAL BURANA         


 


            Nascida em 2014, a Burana Cervejaria Artesanal é uma empresa familiar, constituída sob a égide  da cultura cervejeira.

            O nome Burana representa a tradução em latim de Beuern, que por sua vez é uma abreviação de Benediktbeuern, município da Alemanha, local popularmente conhecido pela existência de monastérios e cervejeiros.

            A cervejaria Burana está localizada na zona rural do município de Ubarana, região de São José do Rio Preto/SP, a planta industrial da Burana Cervejaria é sinônimo de excelência no controle de processos e higiene. Ali são produzidos, artesanalmente, com utilização do mais puro malte, nacional e importado, variados estilos de cervejas e chopes, preservando a qualidade e originalidade da cultura milenar cervejeira.

            Conhecer como é feita a produção do chope artesanal, é algo que já vem chamando a atenção de turistas que visitam  Ubarana. A visitação à Cervejaria Burana vem se consolidando à cada dia, devido à demanda de pessoas, que por sua vez, procuram o espaço para comprar a cerveja como souvenir, bem como, conhecer todo o processo de fabricação e transformação do malte em cerveja. Além disso, durante a visitação o turista pode se deliciar com uma degustação refinada do produto, chamando assim, a atenção dos apreciadores de uma boa cerveja.


                

                                   Fotos Cervejaria e Cerveja Burana- Fonte: Arquivo Municipal



ENGENHO OLIVEIRA



             O engenho surgiu em 2013, quando Fernando Eduardo de Oliveira, o idealizador do projeto, ainda cursava o curso de agronomia. A ideia inicial seria trabalhar com a produção de álcool, mas reconhecendo o potencial de lucratividade da produção de cachaça em baixa escala, veio a consolidação da ideia.

            O produto oferecido pelo Engenho Oliveira é de extrema qualidade, e segue todos os padrões de higiene. Além disso, a produção artesanal da cachaça pura é o diferencial de seu produto, pois o mesmo se difere da produção de pinga, em questão de sabor e qualidade, pois os processos são distintos, onde a produção da cachaça artesanal é muito mais minuciosa e requintada, o que agrega um valor ainda maior nos produtos oferecidos pelo Engenho Oliveira.

            O engenho Oliveira conta com a produção de uma variedade incrível de cachaças com riqueza de aroma e sabor, como: coco queimado, canela, abacaxi, uva, café, limão, maçã verde e menta.

            O Engenho Oliveira está localizado na Zona Rural do Município de Ubarana, na Estrada Municipal que liga Ubarana à José Bonifácio. Com localização privilegiada, o Engenho Oliveira também possui grande potencial para visitação turística, pois muitos visitantes, não só da região, mas também de outros estados, buscam o Engenho Oliveira para a aquisição de uma cachaça pura e de ótima qualidade. Além disso, a Cachaça Pura do Engenho Oliveira conquista diversos apreciadores, sendo uma ótima opção de presente para quem visita Ubarana e quer levar uma recordação desta terra abençoada para casa.



                  

                                              Engenho Oliveira - Fonte: Arquivo Municipal


PRAINHA DE UBARANA




             O Centro de Lazer “Gentil Moreira”, mais conhecido por seus visitantes e pela população local como Prainha de Ubarana, está localizado a 4 km do município que caracteriza este seu codinome, Ubarana.    As águas do Tietê que chegam límpidas no local favorecem na formação de mais de 400m de prainha, e de uma área territorial de 49.500m², às margens do afluente do Rio Tietê, o Rio Fartura.

            O surgimento da Prainha de Ubarana se deu devido ao represamento do Rio Tietê para a construção da Usina Hidrelétrica Mário Lopes Leão, situada no município de Promissão-SP, cidade limítrofe à Ubarana, em 1981, quando o município ainda era Distrito da cidade de José Bonifácio-SP.

            A Prainha de Ubarana é o principal atrativo turístico da cidade, e é responsável por atrair um número significativo de visitantes semanalmente, que buscam o local para a prática do lazer, descanso, confraternizações, esportes náuticos, contato com a natureza, apreciação de belas paisagens e para se refrescar em dias quentes.

            A Prainha também é um ótimo local para a realização de eventos dos mais diversos segmentos, sediando em seu espaço, eventos como: carnaval, campeonato de vôlei de praia, motocross, bailes do Hawai, entre outros. Além de ter sido palco, para a realização de uma temporada genuína de passeios com o Barco Odisséia, que ficara atracado na Prainha, realizando passeios pelo rio com eclusagem, baladas noturnas, almoços  e visitação para fotos, o que atraiu milhares de turísticas ao município.

            A cidade de Ubarana é bem popular em toda a região devido a existência de sua Prainha, que é considerada por muitos turistas, a melhor da região. Mas não só a população regional busca na Prainha de Ubarana como opção de lazer, turistas de todos os cantos do Brasil já desfrutaram das belezas naturais de nossa Prainha, o que comprova assim, o grande potencial turístico presente no Município de Ubarana-SP.




           ATENÇÃO:


  • ·         Proibida a entrada com garrafas de vidro;

  • ·         Só é permitido som ambiente (em caso de quebra de conduta o visitante será multado);

  • ·         Ambiente com policiamento, ambulância para socorro e salva vidas.

 

     Informações sobre valores, quiosques e dúvidas: (17) 99158-0478 ou 99669-9943 (Wilson)


                   

                             
                           

                           

                           

                            

                          Fotos Centro de Lazer "Gentil Moreira" - Prainha  - Fonte: Arquivo Municipal


VILA DOS PESCADORES


 

           A Vila dos Pescadores, localizada na Av. Pedro Ortega Filho, BR 153, sentido Promissão, é um local simplório mas de imensurável potencial. Banhada pelas águas do límpido Rio Tietê, privilegia e encanta à todos os visitantes pela incrível vista, de uma beleza inenarrável, onde o turística consegue fazer fotos maravilhosas do Rio Titetê, da Ponte que corta o Rio e das grandiosas embarcações que utilizam-se da eclusagem da Hidrelética Mário Lopes Leão, para navegação.

            Além disso, a Vila do Pescadores, conta com um gracioso restaurante às margens do Rio Tietê, o Restaurante Canoas, que é super aconchegante e conquista à todos os visitantes pelo saboroso cardápio com várias iguarias feitas de peixe. Além de ser uma ótima opção para o horário do almoço, o local é extremamente tranquilo e seguro para visitar com toda à família, e para fazer um incrível passeio de barco pelas límpidas águas de nosso Rio.


         

                               Fotos: Vila dos Pescadores  - Fonte: Arquivo Municipal


 

 PRAÇA E IGREJA MATRIZ



            Situada na Praça Central da cidade, na Av. Fransico  Pinheiro, a Igreja Matriz é a única igreja católica do município. Tem aspecto arquitetônico simples e peculiar, muito condizente com as características do município, o que favorece seu encanto, não só como igreja, mas também como atrativo turístico que está sendo reformada. Esta fica aberta durante todos os dias, e muitas pessoas procuram o local para realização de missas, orações, individuais, casamentos, batizados, além da própria apreciação das imagens e pinturas presentes no interior da igreja.

             Já a Praça da Matriz é um espaço público, também situada no centro da cidade, utilizado pelos moradores para a prática do lazer e descanso. Com um paisagismo e iluminação encantadora, a praça agrada a todos que por ali passeiam. Seu calçamento é bastante peculiar, e formam desenhos característicos, como uma cruz de fronte a escadaria da igreja. Usualmente utiliza-se a praça da matriz para realização de eventos comemorativos e de cunho cultural, como Aniversário da Cidade, Encontro de Santos Reis e de Fanfarras, Carnaval, entre outros. Esta localidade também conta com uma bela fonte, que contribui para com embelezamento da praça. Este é um dos principais cartões postais de Ubarana.    


                         

                                            Igreja e Praça da Matríz- Fonte: Arquivo Municipal

CASA DA CULTURA

 


            Espaço situado na Av. Francisco Pinheiro, 1521, onde se localiza o setor de Cultura e o Centro de Informação Turística do município, conta com a existência de profissionais engajados e preparados, que atuam em prol da promoção da cidade de Ubarana, por meio da realização eventos, valorização manifestações culturais típicas da cidade como Encontro de Santos Reis, Cavalgada e Festival de Bandas e Fanfarras, execução de feiras de artesanato, exposições, passeios turísticos, participação em congressos e treinamentos, busca de recursos e representatividade pública para o município, entre outras ações de suma importância para a valorização e fomento cultural e turístico da cidade. Além disso, este espaço é composto por uma biblioteca, que garante o acesso gratuito de livros para a comunidade; um anfiteatro onde são realizados a apresentação de filmes e teatros, bem como reuniões cunho cultural e turístico envolvendo toda a comunidade local como um todo; cursos de capacitação profissional e extracurriculares sem fins lucrativos, e por fim, este local conta em sua composição, com o Projeto Acessa São Paulo, de modo a fornecer internet e prestação de serviços de atendimento público para toda a população gratuitamente.



      

Newsletter
​Receba nossas novidades e fique por dentro do que acontece.